O plano do BCNext

From Nxt Wiki
Jump to: navigation, search
This page is a translated version of the page BCNext's Plan and the translation is 84% complete.

Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎Nederlands • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎português do Brasil • ‎Ελληνικά • ‎русский • ‎українська

BCNext é o pseudônimo usado pelo criador do Nxt no fórum Bitcointalk em postagens feitas entre 28 setembro de 2013 e 8 de Novembro de 2013. Suas postagens podem ser encontradas aqui.

Ao longo do desenvolvimento e evolução da Nxt, foi revelado que há quatro partes do plano geral de BCNext para esta criptomoeda. Essas partes estão sendo reveladas aos poucos, no período de cerca de seis meses. Na medida que elas são reveladas, eles serão publicados aqui.

1 Primeira parte

Postada aqui por Come-from-Beyond em 9 de dezembro de 2013

É uma breve descrição do sistema de mineração Nxt. A descrição é baseada em texto escrito por BCNext, parafraseado nas palavras de Come-from-Beyond [e com a correção de gramática de Joefox] para proteger a verdadeira identidade de BCNext contra análise de estilo de escrita (como foi acordado).

Queremos que você preste atenção a um paper intitulado Decentralised Currencies Are Probably Impossible But Let’s At Least Make Them Efficient.

O autor escreve: Para corresponder com a noção de "descentralização" (ou seja, a falta de autoridade central), o grupo de consenso deve ser, pelo menos, totalmente composto dos participantes da moeda. Isso não apresenta nenhum problema real quando esse grupo é conhecido. Por exemplo, seria possível definir o grupo como "todas as pessoas atualmente nos Estados Unidos" - onde a moeda seria algo parecido com o dólar dos EUA. Assumindo que a maioria decide de se comportar honestamente (como parece provável, afinal de contas, é o que acontece agora), então eles não devem ter nenhuma dificuldade em formar um consenso sobre quem tem qual quantidade de dinheiro em dado momento. No entanto, a noção mais geral de descentralização não admite tais restrições. Afinal, em algum sentido, colocando qualquer restrição simplesmente empurra a autoridade central para debaixo do colchão: em vez de controlar a moeda, a autoridade controla quem pode ser um membro do grupo de consenso. Um sistema como este deve permitir que qualquer entidade lá participe e entrar e saia do esquema à vontade. E aqui reside o problema. Se você nunca pode saber quem está no esquema (tenha em mente que o conhecimento deste tipo também é um problema de consenso!), então você pode nunca chegar a um acordo.

Em Nxt este problema não aparece, porque todos os participantes (mineradores) são conhecidos. Este é um efeito colateral de ser uma moeda 100% proof-of-stake. Então, vamos para a parte mais interessante.

Como você deve saber, Bitcoin e parecidos podem ser atacado por uma entidade que possui 51% do poder de hashing. Dois cenários principais são possíveis:

  1. Uma parte dos mineradores deixa o ramo "legítimo" do blockchain e começar a minerar o seu próprio ramo.
  2. Alguém compra/produz equipamentos de mineração e começa a minar um ramo secreto.

O segundo cenário não pode ser aplicado a Nxt, porque não há tokens Nxt fora da rede. Vamos dar uma olhada mais de perto no primeiro cenário.

Em 08 de dezembro de 2013 o base target médio foi de ~700%. Isso significa que apenas 1/7 de todos os possuidores das moedas ​​estavam gerando blocos. Não podemos dizer se o outro 6/7 foram atingidas por ônibus ou estavam tentando ramificar o blockchain do Nxt. Este é o estado de implementação atual Nxt [no dia 9 de dezembro de 2013]. BCNext está satisfeito com os resultados mostrados durante as últimas duas semanas e agora está se preparando para ajustar o algoritmo de mineração para torná-lo um pouco mais transparente.

O que isso significa a transparência? Significa que ninguém pode prever (com probabilidade muito alta), quem e quando vai gerar o próximo bloco(s). Isso nos dá várias vantagens:

  1. As transações podem ser enviadas diretamente para a conta que irá forjar o próximo bloco (se ela decide revelar a sua localização na Internet). Isso economiza o tráfego e permite que o Nxt venha muito mais perto de volumes de processamento de Visa/Mastercard.
  2. Os blocos podem ser gerados previamente, e enviado para a maioria dos forjadores antes de se tornarem válidos (validação timestamp). Isto reduz significativamente a taxa de blocos órfãos.
  3. Devido à capacidade de prever a data e hora de blocos futuros (e, portanto, a taxa de geração de blocos), torna-se possível definir taxas apropriadas para assegurar confirmações rápidas para transações importantes (sem pagar muito para a inclusão em um bloco).
  4. Mais importante, a rede pode detectar os forjadores que não participam na geração de blocos e agir em conformidade

O último ponto merece ser descrito com mais detalhes.

Imagine que alguém quer fazer um ataque de "51%" contra o Nxt, e ele é dono de 90% de todas as moedas. O atacante deve parar de gerar blocos de ramo legítimo, porque ele não será capaz de competir com 100% de poder de forjamento com os seus 90%. Como resultado, ele decide "pular" a sua vez de gerar um bloco. Os restantes 10% da rede detecta isso e penaliza o atacante, definindo o seu poder de forjamento a zero e distribuindo este poder entre todos os outros forjadores. Agora, a rede está de volta a 100% de potência, porque todo mundo tem um aumento de dez vezes. O atacante pode forjar um outro ramo em um lugar secreto, mas não será capaz de substituir o ramo legítimo. Claro, o segundo ramo terá 100% de poder de "hash" vinculado a ele, porque o atacante vai ter os seus 90% aumentados para 100% ... mas isso pode ser combatido por alguns mecanismos de consenso avançado (que ainda não foram revelados).

Como uma moeda 100% proof-of-stake, Nxt está protegido contra uma entidade rica que poderia comprar/produzir uma grande quantidade de ASICs. Com o forjamento transparente ele é protegido mesmo contra alguém que compre a maioria das moedas.

Então, o que faz do Nxt uma moeda realmente da próxima geração? Não são as ​​características legais, como uma bolsa descentralizada, DNS descentralizado, ou uma loja de aplicativos descentralizada. É o algoritmo de mineração transparente que faz, e esta é apenas a primeira parte do plano de BCNext.

2 Segunda parte

Postada aqui por Come-from-Beyond em 10 de fevereiro de 2014

Esta é a segunda parte do texto de BCNext sobre o forjamento transparente de Nxt. A descrição é baseada em texto escrito por BCNext, reescrito por Come-from-Beyond [e com a correção de gramática por Joefox] para proteger a verdadeira identidade de BCNext contra análise de estilo de escrita (como foi acordado).

O forjamento de Nxt simula a mineração de Bitcoin fingindo que cada moeda é um pequeno equipamento de mineração. BCNext decidiu ir por este caminho, em vez de introduzir a sua própria abordagem, porque a comunidade Bitcoin é conservadora e não vai adotar um sistema com diferenças radicais. Agora que cresceu uma própria comunidade ao redor do Nxt, é hora de se livrar da fachada e revelar as verdadeiras propriedades de Forjamento Transparente. Estas propriedades são evidentes para todos aqueles que passaram algum tempo analisando o Forjamento Transparente, mas ...

Forjamento Nxt usa uma loteria deterministica que concede o direito de forjar o próximo bloco. O tempo de geração de cada bloco seguinte é determinado pelo tempo do bloco anterior, e por o valor-alvo de base. O destino da base é uma parte do legado Bitcoin que deve ser deixado para trás. Não faz sentido esperar até o próximo bloco é extraído porque já sabemos quem vai fazê-lo. E podemos extrair blocos a uma taxa fixa - por exemplo, a cada 60 mil ms (exatamente 1 min). Quando a Internet é mais rápida, podemos mudar para um intervalo menor entre os blocos (de 10 segundos, por exemplo).

Recompensas de mineração também estão obsoletos. A verdadeira recompensa para apoiar a rede Nxt vem de serviços que utilizam Nxt. Por exemplo, alguém que é dono de uma casa de câmbio e forja blocos para manter seu negócio funcionando, alguém que é dono de uma loja e forja blocos para manter seu negócio funcionando, alguém que é dono de uma empresa de software que desenvolve programas para serviços baseados em Nxt e forja blocos de manter seu negócio funcionando. Forjadores egoístas (aqueles que só forjam para ganhar taxas) devem ser "removidos" do sistema. Eles não estão interessados ​​no sucesso da Nxt e só querem ganhar dinheiro rápido. Se um clone de Nxt aparece, esses tipos de pessoas, provavelmente, "abandonam o navio", e isso é bom, uma vez que adiciona muito pouco valor para Nxt de qualquer maneira. Nada disso significa que devemos nos livrar de taxas completamente: ainda precisamos deles como uma medida contra spam.

NXT como moedas: NXTs não são moedas ... ou pelo menos o criador do Nxt não quer que eles sejam vistos como moedas. Eles são símbolos que concedem privilégios para apoiar Nxt.

A deflação não é muito melhor do que a inflação. Moedas "reais" devem ser criadas em cima de Nxt, e serem emitidas em quantidades que mantêm seu valor constante. BCNext entende que isso é muito discutível. A comunidade deve decidir se quer seguir o caminho mostrado por ele, ou manter o legado Bitcoin de uma fonte imutável de moedas com que as pessoas esperam para ficar ricas sem fazer nada.

Não confie em ninguém. Este é um princípio muito importante. O Nxt não depende da confiança, mas resolve o problema de confiança de outra maneira. Ele evolui para um sistema que não se preocupa com confiança, porque tudo vai ficar muito claro. Transparência estendida até o absoluto leva a uma incapacidade de trapacear. Isso elimina a necessidade que alguém deveria confiar no outro.

A lista dessas propriedades pode ser estendida, e BCNext quer a comunidade faça isso.

3 Terceira parte

Vem no futuro... provavelmente antes de bright, cold day in April.

BCNext was working on a project that required special conditions for its existence. He hoped that Bitcoin would change society and prepare ground for the project. Half a year ago it became crystal clear for him that Bitcoin, as an idea of trustless money, had failed. A fix was required, and it came in the form of Transparent Mining. "Transparent" is the key word here: it changes the focus from "trust no one" to "don't let anyone cheat", because any cheating becomes obvious very quickly (as soon as allowed by network latency).

Nxt is just a work-around. It was launched to win more time, and to conduct an experiment that was supposed to show if society is ready for BCNext's main project. He thinks that society can't be completely decentralized, and Nxt will help to measure the level of decentralization after which a society can't function as a whole. Bitcoin relies only on math, but math can't solve problems arising because of the illogical nature of the man. Mining in Nxt relies on the cooperation of people, and even forces it. Without cooperation, Nxt becomes weak and can be easily attacked. It's like a system in unstable equilibrium. If people stop caring about cooperation, Nxt will fail very quickly.

Now that you know why Nxt was created, you should choose which path to follow. The easiest one is to repeat the history of Bitcoin in the hope that something will change. The alternative is to implement Transparent Mining and try to handle people's imperfections. The latter can't be done with pure math, and even if you manage to find some applicable laws, you can't be sure that those laws won't change in the future.

BCNext has departed permanently. He doesn't feel responsible for the future of Nxt. He implemented an idea that was obvious, but nobody else tried to do it (maybe because the creation of a Bitcoin clone was much easier). One day he will return with his main project, under his real name. Don't try to learn the real identity of BCNext. He intentionally copied the styles and ideas of different people. If you think you've found him, you are likely wrong. BCNext never existed. This "sock puppet" was created only for Nxt, and will never appear again.

The plan always was very simple - to show a path that very obvious but was avoided for some reason. BCNext doesn't pretend that he possesses sacral knowledge and knows what is awaiting in the end. You are left on your own. Good luck.